A alta prevalência de Hipertensão Arterial em pacientes obesos é indiscutível! Devemos ficar mais atentos ainda pois a Hipertensão além de ser uma doença silenciosa, é um dos principais fatores de risco da Doença Renal Crônica.
OBESIDADE X HIPERTENSÃO
A OBESIDADE se relaciona com a HIPERTENSÃO por aumentar os níveis de insulina no sangue e a retenção de sódio pelos rins. Uma das causas da obesidade é a alimentação inadequada, rica em açúcares, gorduras e sal. Isso, somado ao sedentarismo, são os principais motivos pelos quais a obesidade é tão prevalente em nosso país.
O excesso de peso, principalmente quando a gordura corporal se localiza no abdômen, está extremamente ligado ao aumento da pressão arterial. Além disso a obesidade também é responsável por doenças cardiovasculares, diabetes e distúrbios metabólicos de um modo geral.
CURIOSIDADE – O que significam os números quando se determina a pressão arterial?
Movimentos do coração:
- Número inicial: Contração para bombear o sangue. A força é máxima e esse processo é chamado de sístole.
- Número final: Relaxamento do coração entre as contrações cardíacas. A força é mínima e esse processo é chamado de diástole.
Habitualmente uma pressão arterial acima de 140/90 é considerada alta para adultos. Para idosos (65 ou mais) a pressão acima de 160/90 é tomada como alta.
ENTENDA A HIPERTENSÃO COMO CAUSA DA DOENÇA RENAL CRÔNICA
A Hipertensão ocorre quando os vasos sanguíneos tornam-se estreitos ou rígidos, forçando o coração a bombear o sangue com mais força. Quando a força do sangue contra a parede das artérias torna-se muito alta, considera-se que o indivíduo possui pressão alta ou hipertensão arterial.
Atenção! O aumento da pressão arterial lesiona os vasos de um modo geral comprometendo vários órgãos e também os vasos sanguíneos dos rins, podendo causar nefropatia hipertensiva. O órgão fica sobrecarregado e pouco a pouco perde sua capacidade de filtragem, levando o indivíduo a Doença Renal Crônica.
Silenciosa, a DRC, só apresenta sintomas quando já se perdeu mais de 70% da função renal!
PREVENÇÃO
A prevenção da OBESIDADE, HIPERTENSÃO E CONSEQUENTEMENTE DA DOENÇA RENAL se baseia no controle de peso, alimentação saudável, com baixas quantidades de sal e na prática regular de atividade física. Também são indispensáveis cuidados periódicos através de consultas médicas com aferição da pressão e exames preventivos: CREATININA no sangue e o exame de URINA.
Qual a prevalência de obesos? E o número de hipertensos no mundo?
Um estudo coordenado pelo professor Majid Ezzati, do Imperial College de Londres, publicado na revista médica britânica The Lancet aponta que a obesidade afeta 641 milhões de adultos ou seja, 13% da população mundial adulta e pode chegar a até 20% em 2025, se seguir o ritmo atual.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, 1 bilhão de pessoas em todo mundo têm pressão alta, mas um terço desse número sabe que tem a doença.
Comunicação – Fundação Pró-Renal
Fonte: Brasil. Vigitel | Portal da Saúde | OMS | maispfizer.com.br/hipertensão | Fundação Pró-Renal
#DiaMundialdoRim #ProRenal #Saude #AvaliacaoNutricional#IMC#Diabetes #Hipertensão #Obsediade #WorldKidneyDay#Move4Kidneys#DoencaRenal #Vida #QualidadedeVida#FundacaoProRenal #Prevencao